Posso te ajudar?

Comissão aprova atualização de tributos exibidos em notas fiscais

28 de outubro de 2025
Contábeis

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 1310/24, que atualiza a lista de tributos obrigatórios a serem informados nas notas fiscais de venda de mercadorias e serviços. A proposta altera a Lei da Transparência Fiscal para adequá-la às mudanças trazidas pela reforma tributária.

 

Alterações previstas no texto

De acordo com o parecer aprovado, os tributos Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Serviços (ISS) serão substituídos pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), novo tributo criado pela reforma.

As notas fiscais também deverão incluir o Imposto de Importação (II) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) — esta última destinada ao financiamento da seguridade social.

 

Informações complementares obrigatórias

O texto aprovado determina ainda que as notas fiscais físicas ou eletrônicas apresentem dados referentes ao ano anterior, incluindo:

  • O percentual da arrecadação fiscal da União com os tributos listados em relação ao Produto Interno Bruto (PIB); e
  • O percentual de gastos com folha de pagamento da União, dos estados e dos municípios, considerando servidores ativos, aposentados e pensionistas.

Além desses dados, o documento fiscal deverá exibir, em destaque, a seguinte mensagem:

“O Estado brasileiro arrecada (percentual)% em tributos do que se produz sobre bens e serviços como os que você acabou de comprar e gasta até (percentual)% daqueles com despesas com o funcionalismo público.”

Por recomendação do relator foi aprovado o substitutivo da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços, em substituição ao texto original.

Segundo o parlamentar, a atualização da legislação amplia a transparência e favorece o consumidor ao esclarecer a carga tributária incidente sobre os produtos e serviços.

 

Tramitação na Câmara

O projeto segue agora para análise, em caráter conclusivo, pelas Comissões de Administração e Serviço Público, Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

 

Para se tornar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Preencha corretamente o nosso formulário de contato.

Serviços prestados pela Ramos & Oliveira Assessoria Contabil.

Av. Eliseu de Almeida, 223 - Instituto Previdência

São Paulo / SP - CEP: 05533-000

Whatsapp

(11) 93763-4094

E-mail

atendimento@rofacilitadorcontabil.com.br

Sitecontabil © 2020 - 2025 | Todos os direitos reservados